Mais um caso confirmado de sarampo foi registrado na cidade de Ituberá, baixo sul da Bahia, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (24) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, o número de ocorrências confirmadas da doença no estado sobe, em uma semana, de 22 para 23. O último boletim havia sido divulgado em 17 de outubro.
Segundo a Sesab, os números correspondem ao levantamento feito até a semana epidemiológica 42 (19/10). Dos 23 casos de sarampo confirmados na Bahia, 12 são em Santo Amaro, 5 em Gandu, 2 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinha.
A Sesab ainda destaca que, do total de casos, cinco são importados, o que significa que a contaminação ocorreu em outras localidades fora da Bahia, mas a notificação se deu durante a estadia aqui no estado. Esses casos são em Porto Seguro (1), Salvador (1), Souto Soares (1) e Caetité (2).
Até o momento, foram notificados 584 casos suspeitos de sarampo, sendo 310 descartados, 23 confirmados, enquanto 251 permanecem em investigação.
Campanha de vacinação
Começou no dia 7 de outubro a campanha nacional de vacinação contra sarampo. A ação segue até esta sexta-feira (25) para o público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), devido a vulnerabilidade desse grupo contrair o agravo e evoluir para complicações graves e até mesmo levar ao óbito. Depois será aberta o calendário para pessoas com até 29 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Sms) de Salvador, o município vacinou 90,5% das crianças de um ano de idade, faixa etária dentro do público-alvo da campanha.
Em Barreiras, todos os postos de saúde oferecem a imunização contra a doença. O atendimento nas unidades ocorre de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).