Foto//Divulgação
Neste sábado (30), acontece o “dia D” de vacinação contra a gripe e o sarampo em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chama todos os integrantes do público-alvo das duas doenças para imunização nas Unidades Básicas de Saúde. Contra a gripe, são idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Já contra o sarampo, são os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
A gripe, assim como a Covid-19, é uma infecção viral que age no sistema respiratório. O vírus se propaga facilmente e, em pessoas mais vulneráveis, pode levar ao desenvolvimento de casos graves e uma sobrecarga do sistema de saúde. A vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença.
Já o sarampo também é uma doença viral, e uma das mais transmissíveis em circulação. Há um alto risco para crianças desnutridas e com menos de 1 ano. Por isso, essa etapa da campanha irá focar nessa faixa etária e nos trabalhadores da saúde.
Taxa de imunização em baixa
As taxas de imunização contra as doenças estão abaixo da meta. No caso do sarampo, especialistas temem o retorno da doença. Em 13 de abril, o estado de São Paulo confirmou o segundo caso da infecção, sendo que outros 25 estavam em investigação.
A vacina está disponível nos postos de saúde para ser tomada, mas em 2021 a cobertura nacional da primeira dose do tríplice viral foi 71%, e a da segunda dose foi de 50%. O esperado é de 95% do público infantil.