Em algum momento você já parou para se perguntar quanto VALE a sua hora?
Não importa o seu trabalho se você ganha salário e só dividir por 220 que ai você saberá.
Mas se você não ganha salário quanto VALE a sua hora?
Em 2009 participei de um workshop sobre gestão de escritório de advocacia onde a facilitadora tentou, sim tentou, nos incutir quanto a prática do sistema americano de cobrança por hora por serviço realizado para o cliente.
Confesso que até hoje ainda não consegui vislumbrar com coerência a matéria.
Vejam bem já e complicado receber normalmente que dirá se apresentarmos nota mensal do tempo discorrido no processo do cliente. Se receber já e difícil, nestes termos então, mais ainda.
Tirando esse aspecto particular e, considerando uma viagem que fiz, fiquei me perguntando: quanto VALE o meu tempo?
Costumamos dizer que o tempo é precioso, que é valioso, que não podemos desperdiçá-lo, no entanto o que mais fazemos é isso, perder tempo.
Vejam as “modernidades” da vida como as redes sociais, por exemplo, seja Whatsapp, seja Facebook, seja Instagram e por ai afora vai. Não aguentamos ficar muito tempo sem olhá-los e, quando olhamos, parece que não conseguimos mais sair. Dominação!
Paulo nos ensina: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas me convêm. Todas as coisas me são licitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.1 Coríntios 6:12
A nossa vida, o nosso tempo há que ser dominado por nós mesmos.Temos que ser o comandante de nossa vida. “Eu sou o mestre de meu destino;Eu sou o capitão de minha alma.” Poema Invictus, de Robert Thomas Hamilton Bruce.
Saber administrar o tempo é uma arte preciosa, não pelas loucuras da vida, do nosso dia a dia, mas porque precisamos inserir qualidade permanentemente ao nosso estilo de vida.
Tempo para nós, tempo para aqueles que amamos, tempo para o nosso trabalho, tempo para nossa diversão, tempo para nossa alimentação, tempo para nossa educação, tempo para nossa ociosidade, tempo para nossa alma, nosso espírito.
Abra uma planilha e coloque na primeira coluna coloque as horas com intervalo de 30 minutos, na segunda coluna abra um espaço gigantesco para você anotar tudo o que você faz ou fez hora a hora. Caso não queira utilize sua agenda de papel ou do smartphone.
No dia seguinte analise o que você fez no dia anterior. A experiência é triste e chocante ao mesmo “tempo”. Quanto desperdício!
Recomendo a leitura de Eclesiastes 3 na Bíblia, há muito, mas muito, o que se aprender ali quanto ao tempo.
#EM2018EUreNOVO
Ajudem a ONG VIDA BIXO LEM: