Na quinta-feira antes do feriado o deputado Eduardo Sales, juntamente com o vice-governador João Leão e o deputado João Henrique Júnior, estiveram em audiência com o governador Rui Costa, para solicitar atenção especial às centenas de famílias de produtores da região Oeste que estão sendo ameaçadas e correm o risco de perder suas propriedades, após decisão liminar de reintegração de posse concedida pelo juiz de Formosa do Rio Preto, Sérgio Humberto, onde destina uma área de 340 mil hectares a uma só pessoa.
Foi ressaltado que essa instabilidade jurídica prejudica pessoas que construíram suas vidas, ao longo de 30 anos, na região. Também foi pontuado o impacto na economia, pois nesta área são produzidos 1,1 milhão de grãos e fibras por ano – o que corresponde a cerca de 15% da produção da região.
Além disso, foi reafirmada a necessidade de medidas urgentes para garantir a segurança dos produtores e que a colheita destas áreas não seja ainda mais prejudicada.
Ainda no dia anterior o deputado e presidente da comissão de Agricultura Eduardo Sales e os representantes dos produtores, o vice-presidente da AIBA, Luiz Pradella, o presidente da Aciagri, Adilson, Campos, e o presidente da Aprochama, Fernando Zago, em diversas audiências discutiram a questão, inclusive com o secretário estadual de segurança pública e o presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel, quando também mostraram preocupação com a situação.