Normalmente vem através de um vírus cujo efeitos são quedas contínuas nas vendas, dificuldades em honrar compromissos de curto prazo, fluxo de caixa desajustado, equipe desmotivada e liderança sem rumo. Pode ser sintomático, quando há ferramentas que avaliam os impactos no seu negócio, ou assintomático, que não se tem ideia do estrago causado e suas possíveis consequências na empresa.
Sinceramente, os sintomas são novos? Para muitas empresas, não. Mas, certamente foram aprofundados com o advento de uma pandemia desgovernada. O fato é que muitos empresários estão se tornando doutores em coronavírus. Pela proficiência das palavras e rápido diagnóstico do problema, poderiam se tornar ministro da saúde ou galgar um assento na OMS (Organização Mundial da Saúde). O curioso é que utilizam grande parte do seu precioso tempo para debater temas que não controlam ou que não têm poder de decisão.
O momento é para avaliar o modelo de gestão da sua empresa. Focar nas variáveis clientes, processos, pessoas e finanças que você pode controlar ou decidir. Cuidado com as respostas prontas e imediatas. 80% dos empresários pensam exclusivamente em diminuir custos e reduzir despesas. Esquecem de ouvir os funcionários, estreitar o relacionamento com os clientes, fazer parceria com fornecedores, simplificar procedimentos, melhorar o posicionamento digital ou inovar no que já faz.
As pessoas não deixaram de ter necessidades. E deverão ter novas! Entenda qual o real problema que o seu cliente tem nesse momento e como sua empresa pode resolver. Os aplicativos de mobilidade urbana, por exemplo, não estão deslocando pessoas, mas coisas (levando compras de supermercados, farmácias). Os salões de beleza estão vendendo produtos e realizando orientações online de como aplicá-los. As oficinas mecânicas estão lembrando os clientes da revisão do carro e buscam o veículo na residência sem nenhum contato físico com o proprietário.
Além do vírus, o crescimento da digitalização dos negócios segue em ritmo exponencial. Fique atento! Comércio online vai se consolidar como a principal opção de compras. Se existia alguma dúvida, acabou. Sua empresa participa de quantas plataformas de vendas? Como o cliente tem acesso aos serviços e produtos além da loja física? A telemedicina foi aprovada durante a pandemia e não deve retroceder. Educação à distância é uma realidade em todos os níveis. Quem ainda não se adaptou a esses novos tempos vai ficar para trás.