O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (19) que vai revogar todos os decretos “radicais” da administração anterior, do democrata Joe Biden, poucas horas depois de assumir o cargo. O republicano deve tomar posse na segunda-feira (20). “Todas as ordens executivas radicais e tolas da administração Biden serão revogadas poucas horas depois de eu prestar o juramento”, afirmou Trump durante seu último discurso antes da posse.

Entre os pontos citados pelo republicano, estão o fim das políticas de diversidade e igualdade, o endurecimento das regras de imigração, a modernização e o fortalecimento dos militares, e uma série de medidas protecionistas para a economia e a indústria norte-americana.

‘Vamos acabar com as políticas destrutivas e divisivas de Diversidade, Equidade e Inclusão em todo o governo’

O novo presidente dos Estados Unidos também afirmou neste domingo (19) que vai acabar com as políticas de inclusão, diversidade e equidade, afirmando que os empresários norte-americanos e até mesmo o próprio governo estarão livres para contratar funcionários com base no sistema meritocrático. “Nós vamos acabar com as políticas destrutivas e divisivas de Diversidade, Equidade e Inclusão em todo o governo e no setor privado, retornando o país para o sistema meritocrático”, disse o republicano.

“Agora nós poderemos contratar pela competência, habilidade e genialidade [dos candidatos]. Você não vai mais precisar contratar alguém […] que não saiba o que está fazendo”, completou Trump.

‘Vamos parar a invasão às nossas fronteiras’

Um dos pontos mais criticados por Trump em seu último discurso foi o que chamou de “política de fronteiras abertas”, que permitiu que uma série de imigrantes ilegais entrassem no país. “Vocês verão várias ordens executivas que vou aprovar. Nós temos que colocar o nosso país no caminho correto. Amanhã, quando o sol se pôr, a invasão das nossas fronteiras terá parado e todas essas pessoas que entraram ilegalmente […] estarão, de uma forma ou de outra, voltando para casa”, afirmou Trump durante seu último discurso antes da posse.

O endurecimento das regras de imigração já vinha sendo anunciado pelo novo presidente norte-americano em sua campanha. O republicano tem um plano agressivo para dificultar a entrada de imigrantes ilegais no país, retomando parte da estratégia de seu último mandato, que aconteceu entre 2017 e 2021.

Fonte//G1 – Foto//Jim Watson – AFP

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *