Uma iniciativa inédita entre os lojistas de Barreiras promete levar alegria às crianças que estão em tratamento contra o câncer no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Trata-se do Projeto ‘Rua Solidária – Fios da Alegria”, que prevê cortes gratuitos de cabelo entre pessoas voluntárias nos dias 02, 03 e 04 de outubro. A partir das 18h desses três dias a Rua Professora Guiomar Porto será fechada da Sorveteria Zorzo até o Laboratório Laclin e se transformará em um verdadeiro salão de beleza.
A ideia surgiu de comerciantes daquela área que se juntaram e colocaram o projeto em prática. “Durante o tratamento contra o câncer as crianças perdem seus cabelos e acabam ficando com baixa autoestima, tristes, dificultando assim o avanço do tratamento. Com os cabelinhos novos elas se alegram, seus sistemas imunológicos são fortalecidos, facilitando que o tratamento siga na direção da cura”, diz a lojista Suely Arêas, uma das idealizadoras do projeto.
Para garantir a segurança e o fechamento da rua durante os dias do projeto os comerciantes se reuniram nesta segunda-feira, 18, com o secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, Cel. Luiz Vidal. O encontro, viabilizado pelo vereador Carlos Costa, serviu ainda, para apresentação do projeto. “Certamente será um momento especial de cidadania e integração. Uma atitude nobre destas pessoas que doarão seu tempo e suas habilidades para levar um pouco de alegria às crianças, todo o nosso apoio será dado”, disse o vereador.
Nos dias do projeto, profissionais do Salão Assis Hair cortarão gratuitamente o cabelo de todos que quiserem doar, após estes três dias, o corte poderá ser feito desde que seja com horário agendado no salão. Em frente à loja Beleza Pura será montada toda a estrutura necessária para a execução dos trabalhos, os lojistas doarão brindes para serem sorteados e os produtos necessários. Os cabelos cortados, no tamanho mínimo em 15 cm, serão enviados ao Hospital Martagão Gesteira para serem transformados em perucas para os pequenos, em tratamento.