O WhatsApp vai permitir a partir desta segunda-feira (15) que as pessoas enviem dinheiro a conhecidos e paguem por produtos de empresas sem sair do aplicativo.
O Brasil é o primeiro a receber o novo recurso. Inicialmente, serão aceitos apenas cartões de débito ou crédito de Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, tanto das bandeiras Visa quanto Mastercard. A processadora das transações será a Cielo.
A novidade do WhatsApp começa a ser liberada hoje a um grupo selecionado de pessoas, que receberá uma atualização. Os outros usuários devem ter acesso ao recurso ao longo das próximas semanas. Quando isso acontecer, a opção “pagamento” será incluída no menu de ações – ele é acionado ao clicar no sinal “+” nos iPhones e no de clipe nos Androids.
A plataforma de pagamentos abrangerá todos os apps do império de Mark Zuckerberg, que inclui WhatsApp, Facebook e Instagram, e dará contornos mais bem definidos ao que pode ser a primeira fonte de receita consistente do WhatsApp. Esta também é a estreia no Brasil da Facebook Pay, a carteira virtual do Facebook e do Messenger lançada em novembro do ano passado nos Estados Unidos.
Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, contou à reportagem que a empresa busca há dois anos um método de pagamentos digitais. O foco inicial é ajudar pequenas empresas a expandir os negócios, e nisso o Brasil é um importante mercado.
Ele sinalizou que, em breve, outros apps como Instagram e Facebook poderão também ser usados por aqui para enviar dinheiro e os usuários poderão usar as mesmas informações financeiras já incluídas no cadastro do WhatsApp.
Esta estratégia foi anunciada em 2019 por Zuckerberg, que pretende integrar seus aplicativos o máximo possível, a ponto de um usuário poder usar o WhatsApp para mandar mensagem a outro no Instagram.
Foto//Divulgação Whatsapp