Você sabia que no WhatsApp é possível bloquear capturas de tela (print) de fotos e vídeos de visualização única sem a necessidade de configuração? O arquivo se autodestrói, ou seja, ele é apagado após sair da visualização.
O bloqueio é mais uma camada de proteção ao compartilharem registros quando os usuários não querem que eles fiquem disponíveis aos seus contatos. Além de impedir a captura de tela, as mídias expiráveis não permitem fazer o download e salvar os conteúdos para a galeria do destinatário. Também não é possível encaminhar ou favoritar os arquivos.
Como funciona?
Abra uma conversa privada ou em grupo e toque no ícone de câmera;
Em seguida, faça o registro ou selecione na galeria (foto ou vídeo), adicione uma legenda se preferir e, então, toque no ícone de número 1;
Por fim, toque em “Enviar”.
A mensagem
Para visualizar a foto ou o vídeo toque no ícone de número 1; Deslize a foto para cima ou toque em “Voltar” para sair do visualizador de mídia;
A confirmação “Mensagem aberta” será exibida na conversa no lugar da foto ou do vídeo. Após fechar o visualizador de mídia, não será possível ver o arquivo de mídia novamente no WhatsApp.
O que ocorre ao tentar fazer a captura de tela?
Ao tentar fazer o print da mídia, a pessoa que receber a mídia será alertada de que não é possível fazer o registro.
É possível saber se o arquivo foi aberto pelo destinatário?
Apenas se as confirmações de leitura estiverem ativadas no aplicativo será possível verificar se o arquivo foi aberto. Se o destinatário não abrir o conteúdo de visualização única até 14 dias após o envio, acabará ficando indisponível na conversa.
Como restaurar arquivos de visualização única do backup?
É possível restaurar arquivos de visualização única do backup se for realizado antes da abertura do arquivo de mídia. Caso a foto ou o vídeo de visualização única já tenha sido aberto no momento do backup, o arquivo de mídia não será incluído no processo e não será possível restaurar o conteúdo.