Empresários das cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, têm a chance de acessar novos mercados e ampliar os negócios participando, gratuitamente, do Comércio Brasil, programa que aproxima as empresas de canais de comercialização. Para isso, o Sebrae colocou dois agentes de mercado à disposição dos micro e pequenos empreendedores. As visitas já iniciaram para conhecer o perfil das empresas que estão interessadas em entrar na Rede Nacional Comércio Brasil. Para participar é preciso manifestar interesse através dos números (77) 3 611-3013 ou (77) 9 9866-4360.
No total, vão ser atendidas 40 empresas entre as duas cidades. Nos encontros, a ação inicial dos agentes de mercado Noel Mendes Júnior e Gardênia Cunha é apresentar os detalhes do Programa e aplicar um diagnóstico para saber, dentre outros assuntos, se os pretendentes a fortalecer os negócios têm conhecimento de mercado, política de preços, logística e capacidade de produção para atender às novas demandas.
Em Barreiras, o empresário Dielson Baliza foi um dos primeiros a serem visitados. Ele é dono da Fábrica de Colchões Oeste Flex, que vende para Barreiras e outras cidades do Oeste. Faz dois anos que ele comprou a Fábrica e, durante esse tempo, já fez melhorias no formato de gestão na expectativa de ganhar novos clientes. Agora, com o Comércio Brasil, o desejo de expandir é ainda maior, levando em consideração que a fábrica mais próxima da região está localizada a uma distância de 750km.
“A minha impressão sobre a consultoria é muito boa, espero ter um relacionamento melhor com o nosso cliente, tirar as dúvidas, que o cliente às vezes não tem a oportunidade de chegar e conversar e, através do Comércio Brasil, esclarece muitas dúvidas. Acredito que a minha empresa precisa de um acompanhamento como esse. Só neste primeiro encontro já aprendi bastante com os consultores. Vejo que o acompanhamento vai dar um resultado muito positivo, uma vez que tenho interesse em crescer as vendas”, afirmou o empresário.
Além do diagnóstico, as empresas vão receber um Plano de Desenvolvimento Empresarial, um Plano Tático de Vendas e mentoria de negociação e vendas e, estando aptas, a aproximação com os canais de comercialização começa rápido. As que não estiverem aptas para o ciclo de 2023 serão direcionadas para outras orientações e soluções do Sebrae para que se adequem e participem do ciclo do próximo ano.
O analista técnico do Sebrae em Barreiras, Danilo Ivo, deu início ao ciclo do Comércio Brasil deste ano com boa expectativa. “De vários programas que trabalho no Sebrae, um dos mais legais é o Comércio Brasil, porque tem como objetivo trabalhar com algo que é muito importante para micro e pequenos negócios que é o aumento do seu faturamento com a aproximação de novos compradores. Então, quem é a empresa que não quer vender mais? Vender mais, conquistar novos clientes é o sonho de todo pequeno negócio e o Sebrae contribuir de maneira direta para que isso aconteça é muito gratificante”, afirma Danilo Ivo.
Por Silvania Costa