A melhor ferramenta que um banco pode oferecer aos seus clientes é a confiança. Após a pandemia, com a queda das taxas de juros e o fracasso de gigantes como o Silicon Valley Bank, ficou muito mais complexo avaliar quais instituições merecem cuidar do seu dinheiro.

“Se você não pode confiar em sua instituição financeira, todas as outras vantagens e serviços diminuem”, diz Parijat Banerjee, chefe global de serviços de negócios da LatentView Analytics.

No ranking anual dos melhores bancos do mundo, elaborado pela Forbes em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, estão listadas 415 instituições. Entre elas, dez são brasileiras, com o Sofisa como o banco nacional mais bem colocado, seguido pelo Nubank e pelo Sicoob.

Apesar da forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú não entraram na lista deste ano. Dos nomes mais tradicionais, apenas a Caixa Econômica e o Santander aparecem no ranking.

Os bancos online estão no topo em muitos países, refletindo o impacto da pandemia no conforto digital dos clientes. No Brasil, não é diferente. Além do Nubank, o C6 Bank e o PagBank também ganharam destaque.

A pesquisa foi realizada com 48 mil clientes bancários em 32 países, levando em consideração categorias como serviços digitais, atendimento ao cliente, assessoria financeira e, claro, confiança.

Confira a lista do Brasil:

Banco Sofisa

Nubank

Sicoob

Banco Inter

PagBank

Banrisul

C6 Bank

Banco Safra

Santander

Caixa Econômica

Os melhores do G7

Nos Estados Unidos, entre os 75 integrantes da lista, o United Services Automobile Association (USAA) ficou com a melhor colocação. O segundo lugar foi dado ao Union Bank & Trust (UBT) e a terceira posição foi conquistada pelo Liberty Bank.

Na Alemanha, o número de classificados totalizou 25, com Sparda-Bank Hessen na primeira colocação. ING Group e N26 completam o top 3 alemão.

No Canadá, o EQ Bank foi o grande destaque, seguido por Tangerine e Simplii Financial. No total, dez instituições financeiras do país entraram no ranking.

Na França, o N26 foi considerado o melhor banco do país. O Boursorama Banque ficou em segundo lugar e o Monabanq em terceiro.

Na Itália, Illimity foi o queridinho dos entrevistados, enquanto no Reino Unido a posição foi conquistada pelo First Direct. No Japão, o Sbi Sumishin Net Bank (SBI) ganhou como o melhor banco do país.

(Com Forbes USA)

Comentário desabilitado.