O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio e o município baiano de São Desidério está na lista. A análise foi feita com base na pesquisa anual do IBGE da Produção Agrícola Municipal (PAM) e englobou os dados da produção agrícola municipal, referentes a 2022, levando em conta variáveis como área colhida, produção, valor da produção das lavouras e rendimento.

No topo da lista dos 100 mais ricos estão os municípios de Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA), com participação expressiva na produção brasileira de algodão, milho e soja.

Segundo os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB agropecuário de São Desidério é da ordem de R$ 3,5 bilhões.

De acordo com os dados, a economia do município baiano é baseada fundamentalmente no setor, mais precisamente na produção de grão e fibra. A cidade tem a maior área territorial plantada da Bahia e é o maior produtor de algodão do Brasil.

Foto//Abiove/Divulgação

Comentário desabilitado.