Segurança: Nós Merecemos 2: Por Mário Machado Júnior
Falando sério, diante de todos os fatos que vem ocorrendo em termos, não de segurança, mas de INSEGURANÇA, vejo em uma musica antiga da cantora Katia, afilhada do Rei Roberto Carlos, as palavras mais próximas para tentar expor para mim e para vocês leitores o nosso real sentimento afinal, realmente, não está sendo fácil viver assim…
NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL – Kátia
Todo dia ao amanhecer
Quanto mais tento te esquecer
Mais me lembro
Não tem jeito …
Desde quando eu te conheci
Nunca mais te tirei daqui
Do meu peito …
De que jeito …
Não está sendo fácil…
Não está sendo fácil…
Não está sendo fácil viver assim…
Você está grudado em mim …
Quando tento me divertir
Nos lugares que eu quero ir
Você sempre está …
De algum jeito está …
Eu te encontro em qualquer canção
Você vive em meu coração
E eu aceito …
Não tem jeito …
Não está sendo fácil
Não está sendo fácil
Não está sendo fácil viver assim…
Você está grudado em mim …
Se você ainda quiser voltar…
Não demora, eu não sei ficar …
Desse jeito…não tem jeito…
Não precisa nem avisar…
Basta apenas você chegar…
Do seu jeito…qualquer jeito…
Não está sendo fácil…
Não está sendo fácil…
Não está sendo fácil viver assim…
Você está grudado em mim…
Com toda esta letra acima, só consigo me convencer de que a insegurança está grudada em mim, está grudada em você e que realmente não está sendo fácil. Todos os dias somos bombardeados por noticias as mais escabrosas possíveis envolvendo a segurança e aqui eu repito, não culpo os agentes pois são tão vitimas como nós, basta vermos o numero de policiais mortos só este ano, em todo o Brasil.
Quando criaram o BOPE/RJ nos anos 70 dizendo inclusive que seria considerado uma tropa de elite nos moldes da SWAT americana, corria uma piada de que as armas mais sofisticadas que eles usariam seriam canivetes, estilingues (bodoque, funda, atiradeira), bumerangue (que só conseguiria ir e não voltar mais), tacapaes, arco e flecha. O que mudou mais de 30 anos depois, não só em relação ao BOPE mas em relação a todas as forças de segurança? NADA, absolutamente nada.
Enquanto os políticos não permitirem que as forças fiquem em poder e usem os armamentos apreendidos, um dos percalços deles continuaremos inseguros.
Temos que ter segurança de verdade, séria, concreta, com medidas de punição mais efetivas, caso contrario continuará não sendo fácil viver assim.
SEGURANÇA: NÓS MERECEMOS – 2 A REVANCHE!