Setembrino e o candidato a prefeito 1: Por Mário Machado Júnior
Depois da visita da pesquisadora e de ver seu time perder para uns perna de pau, Setembrino, em pleno domingo acreditava que teria paz, afinal Ostevino ta com a mesma dor de cabeça que ele não o procurara desde o dia anterior. Começou a mexer na sua hortinha e de longe ouvia uma musica chata, repetida demais falando das belezuras de um determinado candidato.
1.Maria cuidava do almoço de domingo já que os dois filhos e os netos viriam almoçar também, cantarolava a musiquinha que pega igual a chiclete e como a goma quando gruda no sapato é difícil de largar. E a musica crescia mais e mais, agora acompanhada de foguetório.
– Que barulheira chata é essa Setembrino?
– É candidato que vem ai Maria, pode apostar. – E correu a fechar o portão mas já era tarde, o tal candidato e sua trupe já estavam lá.
– Bom dia seu Sezembrino! Gritou o candidato do alto de sua empolgação.
– É Setembrino moço, é Setembrino.
– Peço que me desculpe, foi culpa de minha assessoria. Como tem passado o ilustre eleitor? O que está achando da campanha? Bonita né?
– Quem passa é minha esposa, eu não passo nada e não acho nada dessa campanha, pelo contrario para mim é feia demais.
– O que é isso seu Setembrino. A campanha faz parte do processo democrático onde todos votam para escolher seus representantes.
– Olha moço, se quer saber em todos os que votei, nenhum me represento em nada. Não dá pra ficar feliz com os políticos, nem o que se dizem novidade, modernidade ou mesmo promissor!
– Mas seu Setembrino o senhor é muito importante como eleitor.
– Se eu fosse importante como eleitor não seria obrigado a votar, não é mesmo?
– O meu partido está lutando para acabar com o voto obrigatório! – Exclamou feliz e cheio de orgulho o candidato!
– Acredito moço, assim como acredito na mula sem cabeça e no saci e no Papai Noel.
– Veja bem eu sou candidato a prefeito porque eu quero melhorias para nossa cidade. Ruas calçadas, avenidas iluminadas, segurança, saúde, educação.
– Olhe eu sou eleitor há mais de 30 anos e nunca vi um único candidato dizer alguma coisa diferente do que você disse. Agora nenhum deles assim como o senhor também me disse como vão resolver os problemas. E ai candidato?
Nesta hora chega um assessor e retira o candidato, não sem antes ele gritar para Setembrino: – Conto com seu voto!
Setembrino olhou apalermado para o sujeito e pensou: – assim como a mula, o saci e o papai Noel contam também!
CANDIDATO E OPINIÃO CADA UM TEM O SEU!