Abapa e CIEB fecham parceria para qualificação de mão de obra rural
Buscando o desenvolvimento da mão de obra rural na área administrativa, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), fechou mais uma parceria. Dessa vez, com o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia. “Essa parceria consiste na realização de cursos direcionados aos colaboradores que possuem vínculo direto com a gestão das fazendas, pois, entendemos que a capacitação e o aprimoramento profissional devem se dar em todos os níveis hierárquicos das empresas. Esperamos que por meio destes programas, novas ferramentas possam ser apresentadas e implementadas nas fazendas, com objetivo de elevar nossa capacidade de produção”, disse o coordenador do Centro, Douglas Fernandes.
O CIEB é uma entidade que faz parte do sistema FIEB, sem fins lucrativos, que congrega as empresas industriais do estado da Bahia para a defesa de seus interesses, contribuindo com o aumento da competitividade. “Esta atuação ocorre seja por meio de soluções inovadoras, aprimorando seu desempenho operacional, ou facilitando o acesso ao mercado. Trabalhamos em cima das demandas dos nossos clientes, esses treinamentos que estão acontecendo na área administrativa é uma necessidade do meio rural. O primeiro treinamento ministrado foi ‘Trabalhando a liderança e gerenciando conflitos’, seguido de ‘Como Lidar com Ações Trabalhistas e Mediação, Conciliação e Arbitragem’, que aconteceu em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. Temos outros previstos para o próximo mês. Com isso esperamos atender a demanda e deixar as fazendas com um administrativo mais preparado para as atribuições do dia a dia”, enfatizou a analista de suporte ao negócio júnior do CIEB, Laina Barreto.
O treinamento ‘Como Lidar com Ações Trabalhistas e Mediação, Conciliação e Arbitragem’, em Luís Eduardo Magalhães, aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, para cerca de 30 profissionais de Recursos Humanos, com o objetivo de orientar profissionais do agronegócio em como lidar com reclamações trabalhistas, usando técnicas de mediação, conciliação e arbitragem. Para o coordenador de recursos humanos da região nordeste, da SLC Agrícola, Marcelo Francisco, esse tipo de treinamento é muito importante e agrega conhecimento ao setor. “Vimos aqui conteúdos excelentes, sob uma visão diferenciada da que temos trabalhado no cotidiano”, disse o coordenador. A auxiliar administrativa de RH da Algopar, Shirley Gonzaga, enfatizou a dinâmica do treinamento. “Foram dias bem produtivos e dinâmico. Sem dúvida os temas abordados farão diferença no nosso dia a dia no setor”, disse.
O treinamento foi ministrado pelos diretores da Dantas e Amorim Soluções Extrajudiciais, Edmilson Amorim e Renato Dantas, que abordaram sobre: A origem do confronto versus conflito; Relação de Trabalho; Regulamentação Protetiva; A Ofensa e o trabalhador vítima; Reclamação Trabalhista; Conciliação; Sentença; Técnicas de auto composição extrajudicial trabalhista; Discurso; Aproximação; Convencimento; Segurança Jurídica; A negociação e as cláusulas normativas de adaptação e Arbitragem trabalhista. “A ideia do treinamento é proporcionar uma visão diferenciada sobre os diversos tipos de problemas que temos enfrentado na vida comum, porém, encarados com uma outra forma de pensar. Entender como funciona o judiciário, entender o que está por trás de uma conciliação, observar uma outra formar de encarar uma situação divergente, foram conceitos abordados durante o curso. A exemplo do acordo que só é bom quando todos ganham e ninguém sai prejudicado. Daí a importância de aprofundar certas temáticas de forma diferenciada”, enfatizou Renato.
A Abapa e o CIEB, se preparam para os próximos treinamentos, que serão: Gerenciamento de Projetos e Trabalhando a Liderança e Gerenciando conflitos.
Benefícios para o colaborador – Além dos treinamentos e outras ações, o CIEB também oferece o programa Rede de Parceiros, que é um clube de benefícios voltado para as empresas industriais e fazendas associadas à entidade. A iniciativa tem como objetivo oferecer às associadas e seus funcionários, produtos e serviços com descontos e condições especiais.
Às empresas e fazendas associadas são oferecidos preços diferenciados para serviços como certificação digital, seguros e treinamentos. Já para os colaboradores e dirigentes de empresas, há parcerias com farmácias, instituições de cursos superiores, escolas de línguas estrangeiras, academias de ginástica, cinemas, clubes, dentre outras.
Além de beneficiar as associadas do CIEB, que contarão com um portfólio de produtos e serviços de qualidade, o programa fortalece as empresas parceiras, ao estimular o bom ambiente de negócios.
Para ser beneficiado, o colaborador precisa acessar o portal e seguir os passos, no link: http://www.fieb.org.br/rede_parceiros/
Assessoria de Comunicação
Associação Baiana dos Produtores de Algodão