Artistas se unem contra arranha-céu defendido por Geddel na Bahia
O edifício La Vue, prevista para ter 30 andares, no Porto da Barra, capital baiana, alvo de uma polêmica envolvendo o ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima, e o então ministro da Cultura na gestão de Michel Temer, Marcelo Calero, segue sendo um dos principais assuntos da semana.
Desta vez, artistas e intelectuais se uniram para protestar contra a construção do arranha-céu.
Caetano Veloso, Tom Zé, Dori Caymmi, Luis Fernando Verissimo, Sonia Braga, Wagner Moura, Milton Hatoum, Nana Caymmi, Xico Sá, Anna Muylaert e Paula Lavigne estão entre os nomes que resolveram se juntar à causa.
Na próxima sexta-feira (25), está marcado um protesto em frente ao La Vue para impedir a continuação da obra.
“O projeto, como apresentado, terá um impacto brutal sobre a paisagem do sítio histórico do Porto da Barra, uma das mais belas praias urbanas do mundo e patrimônio precioso da primeira capital do Brasil, merecedora de preservação especial”, diz parte do texto publicado pelos artistas.
As obras do La Vue foram embargadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) justamente por oferecer riscos de criar sombreamento na praia e modificar o regime de circulação de ventos na área.
Segundo o ex-ministro Calero, Geddel teria cobrado a aprovação da obra por ter comprado um apartamento no 23º andar do prédio. O político baiano, no entanto, nega ter feito pressão.