Aeroporto de Barreiras passará a se chamar Dom Ricardo Weberberger

 

(

O projeto de lei de autoria do deputado Pablo Barrozo (DEM) que muda o nome do aeroporto de Barreiras, passando a se chamar Dom Ricardo Weberberger, foi aprovado nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Deputado Pablo Barroso

Figura importante para o Oeste, Dom Ricardo Weberberger foi o primeiro Bispo da Diocese de Barreiras e tinha como lema: Redentor dos Homens. Nato da Áustria, porém recebeu os títulos de cidadão barreirense outorgado pela Câmara Municipal e cidadão baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Teólogo e doutor em filosofia, Dom Ricardo teve uma vida dedicada à causa social e tinha como missão a luta pela defesa dos direitos humanos. “Dom Ricardo foi um ícone na defesa da cidadania, da educação e dos direitos humanos, homenageá-lo denominando o aeroporto de Barreiras é homenagear o povo de Barreiras e do Oeste, a quem ele devotou toda a sua vida”, disse o deputado Pablo Barrozo.

História

Nascido em 05 de setembro de 1939 na cidade de Bad Leonfelden na Áustria, Dom Ricardo Weberberger, chegou na Diocese de Barreiras em 24 de fevereiro de 1974 e tomou posse como 1º Bispo em 26 agosto 1979 – na Catedral São João Batista. Em 2009 foi celebrado o grande jubileu dos 30 anos da Diocese e de seu episcopado, porém um ano depois por conta de um tratamento de câncer na cabeça, Dom Ricardo veio a falecer na Áustria. Entre suas ações estão a implantação da Reforma agrária em Angical –BA (a maior da América Latina); Foi presidente do Regional Nordeste 3 (NE3) da CNBB 2000/2003; Por último foi Membro do Conselho Permanente do Meio Ambiente da CNBB, da Coordenação do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e Comissão Justiça social.

Assessoria deputado Pablo Barrozo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *