Ratos no labirinto: Por Mário Machado Júnior
Escrever é uma viagem deliciosa mas que enseja 99% de inspiração e 1% de digitação. As vezes a inspiração vem de lugares insólitos, de uma palavra, uma frase, um pensamento. A de hoje nasceu de uma conversa com meu irmão que mora no Rio de Janeiro, preocupado com mais uma crise que se avizinha a Cidade Maravilhosa.
Há muitos anos perguntávamos “quem mexeu no meu queijo?” Hoje a pergunta é outra: “quem ROUBOU o meu queijo?” E na trilha do queijo você se depara com a triste constatação de que nos tornamos ratos, presos em labirintos sem fim, e criados por aqueles que deveriam nos dirigir e que, muito erroneamente, nós mesmos colocamos no lugar onde se encontram.
Vendo as crises institucionais que se alojam por todos os níveis do Brasil, chego a conclusão que neste labirinto não há saída para ninguém.
Desde quando começou a operação Lava Jato ouvimos falar em este ou aquele político teria participado desta ou daquela operação, desta ou daquela situação, recebeu esta ou aquela propina e estes mesmos políticos continuam incólumes nos seus gabinetes, intocados, impávidos com a certeza de que nada os alcançará e, por outro lado, só faltam jurar de morte os policiais que se rebelaram por estarem a quatro anos sem aumento. Que bela justiça é esta?
Olhamos para um lado e para outro e o labirinto prossegue sem conseguirmos nos desvencilhar dos corredores fétidos e mortais de nossa nação pois é corrupção de um lado, maracutaia do outro, sacanagem do outro, safadeza, espertalhonice sem fim e o povo imbecil no meio disso tudo sendo jogado de um lado para o outro, sem a menor esperança. E ai? Somos ou não somos ratos de laboratório presos em um labirinto chamado Brasil?
Sempre procurei ser positivo, ter pensamentos positivos, acreditar no melhor, acreditar que tudo passa, mas ta difícil, quase impossível de continuar com este espírito.
Não conseguimos ver luz no fim do túnel e, ainda assim, quando vemos, é o trem da corrupção vindo em sentido contrario pronto para nos atropelar.
Sinto inveja da China que executa seus corruptos e traficantes com uma bala na cabeça e ainda manda a conta da bala para a família do executado. Tudo bem, a China não é um modelo, mas está fazendo algo. E aqui?
Sou homem, não um rato e por isso só quero saber, quem roubou o meu queijo?
Meus caros ajudem a ONG VIDA BIXO, você pode doar R$ 10,00 no BANCO DO BRASIL AGENCIA 0231-3 CONTA 36360-X é uma instituição que faz de tudo em favor de quem não pode se defender.