Zona rural de Santana, no oeste da Bahia, é beneficiada com água tratada

Cinco povoados da zona rural do município de Santana, no oeste da Bahia, passaram a ser beneficiados com água tratada e canalizada da Embasa. Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), o Governo do Estado por meio do programa Água para Todos, investiu R$ 490,4 mil para estender um total de 25,2 quilômetros (km) de rede distribuidora, para atender 266 famílias nos povoados de Alagoas, Várzea do Mourão, Caraíbas, Jacaré e Ponto Certo. Depois da fase de testes na rede e ajustes na operação do sistema de abastecimento, as localidades passaram a ter água regulamente a partir do início do ano, quando a Embasa passou a contabilizar o consumo.

Ana Beatriz dos Santos, 89, povoado de Ponto Certo, recebe água tratada da Embasa

Sentada na varanda da sua casa, Ana Rodrigues dos Santos, de 89 anos, conta a sua satisfação ao ver a água tratada chegar ao povoado de Ponto Certo. “Nem via a hora de ter água doce em casa. A água de poço que a gente usava não prestava para beber e cozinhar”, descreve. Moradora do povoado de Caraíbas, Maria Pereira de Almeida já usufrui com regularidade da água tratada. “Era uma demanda antiga dos moradores, que só contavam com a água de poço sem tratamento. Moro aqui há 24 anos e tínhamos que comprar água do povoado de Porto Novo para beber”, explica.

Maria Pereira de Almeida- Povoado de Caraíbas Santana

Em outubro do ano passado, quando os técnicos começaram a testar a rede implantada, a área social da Embasa promoveu quatro reuniões comunitárias com os moradores dos povoados beneficiados. Na oportunidade, os representantes da empresa entregaram cartilhas educativas, reforçaram a importância do monitoramento do consumo e deram dicas para o uso racional de água.

A Embasa também está investindo, com recursos do Funcep, R$ 494,3 mil para estender água para mais 96 famílias de outros dois povoados de Santana: Barreiro e Lagoa de Dentro. A empresa já beneficia com água tratada e canalizada cerca de 6,7 mil ligações de água da sede e da zona rural de Santana, atendidas pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Santana, que capta água do rio Corrente.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *