Castelo de cartas: Por Mário Machado Júnior
Cai o rei de Espadas, Cai o rei de Ouros, Cai o rei de Paus, Cai, não fica nada. Cartomante – Ivan Lins – 1978 – Impressionante como é atual.
Estão caindo todos os ases, damas, reis, coringas do baralho da política nacional e neste, ninguém ficará em pé. Enquanto isso o povo fica a observar o pano verde deste jogo podre e imoral, que hoje está mais sujo que pau de galinheiro, enlameado pelas jogatinas baratas da corrupção.
Os jogadores são retirados um a um do carteado. O Crupiê só observa, e aguarda o momento de dar as novas cartas, quando e onde forem solicitadas. em verdade é ele quem comanda o jogo.
Deixando a retórica ilusionista de lado, o castelo de cartas está ruindo lenta e vagarosamente, ao contrario do que anseia o publico que assiste ao show de mágicas, que gostaria de vê-lo caindo de uma vez por todas e para que de seus escombros posso construir algo NOVO, algo realmente NOVO.
O castelo foi construído sob um alicerce podre, muito podre, e assim não como subsistir, não ha como não ruir.
Cai o rei de Espadas, Cai o rei de Ouros, Cai o rei de Paus, Cai, não fica nada.
Realmente não vai ficar nada quando o ultimo rei cair. O Brasil parece muito com aquilo que estudamos na escola, o feudalismo, dividido entre reis que acham que governam ou dominam, cercado por vassalos que lhes devem a alma, desde um carguinho publico qualquer, até sabe lá Deus o que mais, e que lhe pagam pesados tributos, sendo o pior de todos a amizade
Ser amigo do rei já foi honraria. Hoje em dia é um perigo você ser amigo do rei pois pode comprometer a você e sua família. Sem contar aqueles que querem se desligar de qualquer maneira do rei.
Neste jogo de cartas o Brasil precisa de algo realmente NOVO. Um NOVO baralho, um NOVO crupiê para dar as cartas, um NOVO pano para jogar e que seja verde, sem maculas, sem sujeira alguma. O Brasil precisa de algo NOVO.
Cai o rei de Espadas, Cai o rei de Ouros, Cai o rei de Paus, Cai, não fica nada.
Vamos ver quem sobra em pé. Particularmente, espero que nenhum.
Tempo de recomeçar, tempo de pensar de NOVO, tempo de pensar no NOVO!
#EM2018EUreNOVO
Ajudem a ONG VIDA BIXO LEM: