7 anos sem o maior líder religioso do Oeste, uma homenagem a Dom Ricardo
O dia 17 de agosto é um dia marcante para a Diocese de Barreiras, nesta data em 2010 a diocese se despedia do seu primeiro bispo diocesano. Dom Ricardo José Weberberger, nasceu em 05 de setembro de 1939 na cidade de Bad Leonfelden na Áustria, teve sua Ordenação Sacerdotal em 15 de julho de 1964 no Mosteiro de Kremsmünster na Áustria, como Padre Religioso da Congregação Religiosa dos Beneditinos.
Digno de muitas homenagens ao longo de seus 30 anos de pastoreio, entre elas: Título de Cidadão Barreirense, 1995; Título de Cidadão Baiano, 2004; Homenagem da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “BRIGADA PRÍNCIPE DA BEIRA” na Amazônia, 2008; e honras do Governador da Áustria, 2009, em reconhecimento à sua missão e luta pela defesa dos direitos humanos. Recentemente a Lei n° 13.696 de 11 de janeiro de 2017, aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia denominou Dom Ricardo Weberberger o aeroporto de Barreiras.
O Padre Ricardo chegou à Diocese de Barreiras em 24 de fevereiro de 1974 e foi ordenado bispo em 11 de julho de 1979 – Dia de São Bento, fundador de sua Congregação Religiosa no Mosteiro de Kremsmünster na Áustria. Sua posse como 1º Bispo da Diocese de Barreiras se deu no dia 26 agosto 1979, na Catedral São João Batista em celebração presidida por Dom Avelar Brandão.
Em agosto de 2009, celebrou o grande jubileu dos 30 anos da Diocese e de seu episcopado, mas foi em 17 de agosto de 2010, depois de um tratamento de câncer na cabeça, que durou apenas quatro meses, que Dom Ricardo veio a falecer na Áustria.
Seu corpo foi enterrado no Cemitério do Mosteiro de Kremsmünster em sua pátria natal. Dom Ricardo era Doutor em Teologia e Filosofia e adotou como Lema de seu Episcopado: (Redemptor Hominis) Redentor do Homem.
Quem deseja saber mais sobre Dom Ricardo pode adquirir o livro: “Dom Ricardo Weberberger – Sua Trajetória na Diocese de Barreiras – Bahia” e visitar a Exposição com muitas fotos e objetos sobre a vida dele no Memorial Dom Ricardo na Vila Dulce.
Vale a pena visitar!
Colaborou com essa matéria o Padre Chistian Mayr