UFOB: Campanha Setembro Amarelo promove discussões sobre suicídio
Suicídio, um problema cada vez mais grave e que faz milhares de vítimas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 800 mil pessoas morrem desta causa por ano, uma a cada 40 segundos. Para tratar desse assunto e suas implicações na saúde pública, a UFOB promoverá uma série de atividades de extensão no Setembro Amarelo, como parte da campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio
Promovida por professores e estudantes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), as palestras, mesa-redonda e ações da campanha integram a programação do II Ciclo de Seminários em Saúde e da I Semana Amarela, que será realizada no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, com transmissão ao vivo pelo canal de eventos da UFOB no YouTube.
O evento terá ações de acolhimento com a comunidade acadêmica e será aberto nesta terça (5), às 19h, com a palestra “Saúde mental e prevenção ao suicídio”, a ser ministrada pelo professor e psicólogo Bruno Klecius, no Auditório 1 do Pavilhão de Aulas 1. Nos dias 15, 22 e 30 de setembro, psicólogos, psiquiatras e profissionais da equipe da Assistência Estudantil também farão explanações sobre a temática. De 18 a 22, as ligas acadêmicas farão sessões abertas, intervenções no Campus, com apresentações de vídeos, distribuição de laços amarelos, discussões de casos clínicos e dinâmicas de grupo (confira programação completa abaixo).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do e-mail setembroamarelo@gmail.com. Os participantes receberão certificado.