A influenciadora Thais Carla quer uma indenização por uso indevido da sua imagem por parte do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Thais publicou das redes, no último sábado (4), uma foto em que estava com o corpo pintado, caracterizada como a Globeleza, que foi compartilhada pelo político com críticas. A defesa vai pedir R$ 52 mil.
Após a postagem, o deputado fez compartilhamento da imagem alegando que tinham ‘tirado a beleza’. Depois das críticas pelo ataque, Nikolas postou um vídeo comentando a repercussão. “Eu deveria ter tratado a obesidade como romance, como empoderamento, e não como doença. Onde já se viu, [no] século 21 ter opinião própria, né?”, disse o deputado na gravação. Em seguida, postou uma foto montada em que simulou o próprio rosto em um corpo gordo e escreveu: “Pronto, agora tenho lugar de fala”.
As advogadas de Thais, Ives Bittencourt e Janaína Abreu, informaram que vão acionar o deputado pedindo indenização por danos morais e uso indevido de imagem. “Estar ocupando o cargo de deputado federal não autoriza o político a violar a legislação vigente no país. Como especialistas em direito de imagem e em crimes cibernéticos, destacamos que a liberdade de expressão não é absoluta. Sendo assim, entendemos que o Sr. Nikolas Ferreira violou, para além da imagem, a honra da nossa cliente”, disseram as advogadas em nota.
A defesa ainda alega que a mobilização judicial contra esse tipo de ataque é importante para combater a gordofobia. “Ações como essas são fundamentais para reestabelecer a dignidade da população gorda do Brasil, que ainda em 2023, segue invisibilizada e marginalizada em todas suas esferas”, concluíram.
Fonte//G1