A Netflix começou a testar no Brasil a comercialização de um novo plano de assinatura. Chamado de pacote ultra, ele se posiciona acima do premium, que era o mais completo disponível até sua chegada.
O plano está sendo apresentado a possíveis novos clientes com valores diferentes, em uma estratégia de marketing comum no mercado. Esse tipo de teste serve para descobrir qual preço pode trazer mais lucro para a empresa, levando em conta tanto o volume de consumidores quanto o valor que cada cliente está disposto a pagar por um serviço ou produto.
Navegando em diversas combinações de navegador, smartphone e computador, a reportagem deparou com dois cenários de preço: em um deles, o ultra é vendido por R$ 45,90 e, no outro, por R$ 53,90.
No primeiro, a Netflix diminui os recursos do pacote premium, que custa R$ 37,90, para tornar o ultra mais atraente. Em vez das quatro telas simultâneas em 4K tradicionalmente inclusas na premium, neste cenário o cliente passa a ter direito a apenas duas, contra quatro telas da ultra. Por R$ 45,90, inclui também a tecnologia HDR, que melhora o brilho e o contraste da imagem. O pacote básico, cujo valor é de R$ 27,90, passa a incluir apenas uma transmissão por vez, e não mais duas, como é usual.
No segundo cenário, as condições dos pacotes premium e básico permanecem inalteradas, e o novo ultra sai por R$ 53,90 mensais, com acréscimo de HDR.
Os usuários que já assinam o plano premium ainda não foram afetados com a mudança e continuam recebendo o pacote que contrataram. Não há informação sobre mudanças futuras para quem já é assinante.