Gincana Ecológica reúne estudantes e incentiva práticas de preservação ambiental durante Semana do Cerrado

Como parte da programação da Semana do Cerrado 2026, estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino participaram, nesta sexta-feira (11), Dia do Cerrado, da prova final da Gincana Ecológica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa teve como proposta aliar conhecimento, criatividade e conscientização ambiental, com atividades voltadas à reciclagem, ao reaproveitamento de materiais e à preservação do Cerrado.

Ao longo da programação os alunos participaram de diferentes provas, que envolveram a produção de brinquedos e painéis com materiais recicláveis, criação de slogans e arrecadação de materiais reutilizáveis. As atividades estimularam a criatividade e a reflexão sobre a redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Na etapa final apresentaram as fantasias confeccionadas com materiais recicláveis para a etapa final da gincana. A prova das fantasias, apresentada em desfile no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, marcou o encerramento da Gincana Ecológica.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demóstenes Júnior, destacou que a atividade possibilitou transformar os conceitos de educação ambiental em experiências práticas para os estudantes. “A Semana do Cerrado é uma oportunidade para trabalhar a educação ambiental de forma prática, mostrando aos alunos a importância da reciclagem, da separação correta dos resíduos e da coleta seletiva. Eles puderam aprender e, ao mesmo tempo, colocar esse conhecimento em prática, utilizando materiais que seriam descartados para criar brinquedos e fantasias”, afirmou.

Com o tema “Cerrado em Ação: Reciclar, Recuperar e Preservar”, a Semana do Cerrado também busca aproximar a comunidade escolar das ações de gestão dos resíduos sólidos desenvolvidas no município, estimulando hábitos que podem ser incorporados ao cotidiano.

Resultado da Gincana

Após a apuração das atividades, a Escola Tarcilo Vieira de Melo conquistou o primeiro lugar, com 9.267 pontos, e recebeu um datashow. Em segundo lugar ficou a Escola Paulo Freire, com 4.340 pontos, contemplada com uma impressora. A Escola Arlete Wanderley Moreno, com 3.579 pontos, ficou em terceiro lugar e recebendo caixa de som e microfone.

As escolas Alberto Amorim, com 2.194 pontos, e Antônio Bento de Freitas, com 1.398 pontos, ficaram, respectivamente, em quarto e quinto lugares e receberam certificados de menção honrosa. Os equipamentos destinados às escolas serão utilizados nas próprias unidades, contribuindo para as atividades desenvolvidas em benefício dos estudantes.

Mutirão encerra Semana do Cerrado

A programação da Semana do Cerrado 2026 foi aberta com a reinauguração do Viveiro Municipal e a inauguração da Casa de Sementes, espaço destinado a educação ambiental junto a estudantes e a população, a Semana será encerrada neste sábado (12), pela manhã, com um mutirão de limpeza do Rio Grande. A ação contará com a participação de mergulhadores e do grupo Mergulhadores e Pescadores Amigos do Rio Grande, além do Ibama, Associação dos Colaboradores Nova Esperança e outros parceiros.

Dircom

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima