Aeroporto Regional do Oeste está prestes a ganhar pista totalmente equipada para grandes aeronaves

Depois de 20 anos de luta, o Aeroporto Regional do Oeste está prestes a ganhar uma pista adequada e totalmente equipada para grandes aeronaves como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E2.

Na tarde do dia 04 de abril, o “Consórcio Aeroporto Barreiras Pórtico” foi declarado vencedor do processo licitatório que prevê as devidas ampliações de pista, após indeferimento dos recursos interpostos pela empresa concorrente, e em breve teremos a homologação, assinatura do contrato e por último, a assinatura da tão sonhada ordem de serviço pelo Governador para iniciar as obras.

A pista será ampliada para 1.950 metros com nova camada asfáltica para elevar a sua resistência, além da ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves que passará de 8.500 para 23.900 metros quadrados com recursos oriundos do Governo Federal.

O processo licitatório do termina que terá recursos do Estado, ainda está na fase de recursos e deverá ter um desfecho positivo nos próximos dias, para também avançar para homologação, assinatura do contrato e assinatura da ordem de serviço.

A respeito das exigências da ANAC para o aeroporto continuar funcionando após 03 de outubro com a instalação do PAPI e área de RESA, o governador e o prefeito se responsabilizam em buscar uma solução até a data limite, pedido destacado pelo Decola Oeste através de nota oficial para as esferas públicas se empenharem nessa causa com urgência para que o aero não feche durante as obras.

Decola Oeste

A mobilização Decola Oeste conseguiu resultados expressivos através da representatividade de entidades de classe de Barreiras e sociedade civil.
O processo de ampliação que era um trâmite conjunto; (terminal e pista), estava sob análise desde 2021, e não poderia ser licitado caso todas as etapas não estivessem aprovadas de forma completa.

Com os apontamentos técnicos e ações estratégicas foi estabelecido um novo processo em duas vias pelo governo estadual; um para o Terminal e outro para pista, onde houve aceite por parte da Secretaria de Aviação Civil para que o processo pudesse seguir nessa modalidade com dois trâmites, onde um não interfere no outro.

Fonte//Barreiras em Desenvolvimento

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