Prefeitura de Barreiras e parceiros atuam em ação conjunta no combate ao incêndio florestal na Serra da Bandeira

O incêndio florestal que teve início na quinta-feira (9), na Serra da Bandeira, em Barreiras, foi controlado nesta sexta-feira (10), mas segue sob monitoramento devido à baixa umidade do ar e às altas temperaturas registradas na região.

A força-tarefa foi resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através do PrevFogo, e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM).

Desde o início do fogo, equipes especializadas da Guarnição de Combate a Incêndios Florestais do 17º GBM e brigadistas do PrevFogo/IBAMA de Barreiras atuaram no enfrentamento direto às chamas. O trabalho contou ainda com o apoio de duas aeronaves cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, além de 12 brigadistas do PrevFogo, 50 bombeiros militares e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INEMA.

“As ações desenvolvidas integram a Operação Florestal Bahia 2025, estabelecida pelo Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, com o objetivo de executar, em conjunto com outros órgãos, ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o Estado. Nesta sexta-feira, a situação na Serra da Bandeira, área próxima ao Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, está controlada, mas seguimos em monitoramento devido aos ventos fortes, à alta temperatura e à baixa umidade”, explicou o major BM Grimaldi, que está no comando da Base Florestal do Corpo de Bombeiros nesta operação.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior, destacou a importância da união entre os órgãos parceiros e o trabalho integrado realizado no enfrentamento aos incêndios.

“Entre agosto e outubro, os baixos índices de chuva, associados às altas temperaturas e à baixa umidade do ar, intensificam os casos de incêndios florestais. Por isso, estamos em estado de alerta e com um trabalho constante de monitoramento, que envolve também a Defesa Civil do município. Graças à união de todos os parceiros, além do combate, estão sendo realizadas ações de fiscalização e perícia para identificar as causas desses incêndios. Pedimos a colaboração da população para que evite o uso do fogo, prevenindo incidentes que, além de causar grandes danos ambientais, também afetam a saúde pública”, destacou.

Dircom

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima