III Workshop Outubro Rosa capacita profissionais da Atenção Primária e reforça o cuidado integral à saúde da mulher

Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (15), no auditório do SAMU, o III Workshop Outubro Rosa, reunindo médicos, enfermeiros, apoiadores da Atenção Primária à Saúde (APS), além de profissionais da atenção secundária e terciária. O encontro teve como objetivo fortalecer os diferentes níveis de atenção à saúde da mulher e atualizar os profissionais sobre novos protocolos, diretrizes e exames diagnósticos.

Durante o evento, que contou com a presença da subsecretária de Saúde, Érica Lacerda, foram abordados temas voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, além do fluxograma da rede municipal de saúde, desde a atenção primária até os serviços especializados. A programação contou com a participação de Dra. Aline Neumann (Anatomopatologista), que apresentou dados sobre a prevalência do câncer no município de Barreiras, o que é o câncer e sua fisiopatologia; Dr. Lucas Wilson Araújo (Mastologista, Ginecologista e Obstetra), que abordou a atuação dos profissionais na detecção precoce do câncer de mama; e Dra. Kelita Verônica Lago (Ginecologista e Obstetra), que tratou da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

Segundo a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher (CAM), Emanuela Oliveira, o workshop busca aprimorar o conhecimento dos profissionais da APS, oferecendo instrumentos que ampliem sua autonomia e capacidade resolutiva. “Esse encontro é extremamente importante para o fortalecimento dos diferentes níveis de atenção à saúde da mulher. O câncer de mama e o de colo do útero ainda estão entre os mais prevalentes na população feminina — o segundo e o terceiro que mais incidem. Ao atualizar os profissionais que estão na ponta, garantimos uma rede de saúde mais organizada, integrada e capaz de oferecer um cuidado mais efetivo e resolutivo”, destacou.

Para garantir a participação de todas as equipes, os profissionais foram distribuídos em turnos, de modo que todos os médicos, enfermeiros e apoiadores da Atenção Primária pudessem participar da capacitação.

Dircom

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima